21
Ibidem, p. 25.
22
En Dialogi contra judaeos de Pedro Alfonso (MIGNE, Jacques Paul, Patrología latina, París, Garnier, 1898, t. 157, pp. 536-572), encontramos breves descripciones de paraíso y de infierno.
23
Visio Alberici, cito por DINZELBACHER, P., Mittelalterliche Visionsliteratur, p. 80.
24
WALSH, J. K. y BUSSEL THOMPSON, B. (eds.), Historia del virtuoso cavallero don Túngano, New York, Lorenzo Clemente, 1985, p. 19.
25
LE GOFF, J., El nacimiento del Purgatorio, pp. 116 y ss.
26
Ibidem, p. 220.
27
Véase SOLALINDE, A. G., «La leyenda del purgatorio ...».
28
RÉAU, L., Iconographie de l'art chrétien, Paris, PUF, 1957, t. II, p. 75.
29
Las referencias a Elías y a Enoch aparecen en las descripciones del Paraíso terrenal: «E o velho lhe respondeo que aly era o orto dos deleitos, homde fora lançado o primeiro homeem, e que nem elle, frey Benedito, nem outro nemhuum dos mortaes nom podia seer demtro metido. E disi lhe outro sy que elle era Elias, do quall elle avia lido na Scriptura. E, como de aly a pouco viesse outro velho, s. Enoch, depois de muitas coussas que lhe demandarom do estado dos homeens mortaaes ...»
. Da Crónica da Ordem dos Frades Menores. Véase ALMEIDA LUCAS, C., A literatura visionária na ldade Média portuguesa, Lisboa, Instituto de Cultura e Lingua Portuguesa, Biblioteca Breve, 1986, p. 149.
30
SAN ISIDORO, Etimologías, traducción de J. Oroz Reta y M. Marcos, Madrid, BAC, 1983, p. 167.